[ Principal ][ Biografias ][ Releituras ][ Novos escritores ]

© Projeto Releituras
Arnaldo Nogueira Jr



Jorge Timossi


Minicontos 3

Jorge Timossi


Nós

Durante grande parte de sua vida, Danilo obstinou-se em desatar o Nó Górdio e, quando já havia conseguido soltar o último laço, percebeu, irremissivelmente tarde, que o mundo lhe caía sobre a cabeça.


Melodrama

Apagou a tela da televisão, olhou ao redor e se convenceu de que o que agora estava vendo era algum outro capítulo mal alinhavado daquela mesma novela.


Jorge Timossi Corbani nasceu em Buenos Aires, Argentina, em 1936. É, hoje, cidadão cubano. Um dos fundadores da agência de notícias Prensa Latina, foi correspondente jornalístico em diferentes países (no Brasil, em 1959 e 1960) . Em 1979, recebeu o Prêmio da Organização Internacional de Jornalistas pelo conjunto de seu trabalho jornalístico testemunhal. Em 1999, foi agraciado com o Prêmio Nacional de Jornalismo "José Marti", concedido pelo governo cubano.. Atualmente, é vice-presidente do Instituto Cubano do Livro e dirige a Agência Literária Latino-americana, fundada por ele em 1984. Apesar de curtas, as histórias de Timossi são intensas de poesia e, em outras vezes, carregadas de um refinadíssimo humor, na medida certa para os leitores que apreciam os rápidos relatos. Os minicontos acima foram extraídos de seu livro "Continhos e outras alterações", Casa Jorge Editorial - Niterói (RJ), 1997, tradução de Sieni Marcia Campos, e parece ser o único de seus trabalhos publicados no Brasil. Esse livro tem ilustrações do cartunista Quino, criador de Mafalda. Velhos amigos, Quino se inspirou em Timossi para criar Felipe, companheiro de Mafalda em suas peripécias. Além desse, é autor de "Poesia Actual de Buenos Aires" (1964); "El Desafio Cubano" (1968); "Grandes Alamedas, el Combate del Presidente Allende" (1974); "Poemas de un Corresponsal" (1981); "Palmeras" (poesia, 1982); "Um perfume para Lam" (1988) e "Las cosas como son" (poesia, 1991). Fez, também, o posfácio do livro "O sonho de Salvador Allende" (1998).

 

[ Principal ][ Biografias ][ Releituras ][ Novos escritores ]

© Projeto Releituras — Todos os direitos reservados. O Projeto Releituras — um sítio sem fins lucrativos — tem como objetivo divulgar trabalhos de escritores nacionais e estrangeiros, buscando, sempre que possível, seu lado humorístico,
satírico ou irônico. Aguardamos dos amigos leitores críticas, comentários e sugestões.
A todos, muito obrigado. Arnaldo Nogueira Júnior.
® @njo